SINCOMERCIO PRESENTE NO LANÇAMENTO DA FACULDADE SEBRAE - POLO BOTUCATU
O Sindicato do Comércio Varejista de Botucatu (Sincomércio), através da presidente Fátima Baldini, prestigiou o lançamento do programa Educação Empreendedora de Botucatu e Região, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae-SP).
O evento, realizado na terça-feira, 13 de maio, reuniu mais de 100 pessoas entre prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, representantes de associações, entidades e sindicatos.
O diretor técnico do Sebrae-SP e ex-secretário de desenvolvimento do Estado de São Paulo, Marco Vinholi, apresentou os detalhes do programa de educação, que visa levar a cultura empreendedora. Vinholi representou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP, Manuel Henrique Farias Ramos que ocupa também a vice-presidência da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
Houve a assinatura de acordos de cooperação entre os municípios e o Sebrae para a implantação da iniciativa. Ocorreu, ainda, a apresentação do polo da Faculdade Sebrae em Botucatu.
A presidente do Sincomercio Botucatu, Fátima Baldini, ressalta que a educação empreendedora é uma ação que agregará conhecimento, dando maior ênfase à competitividade a um setor que se reinventa com as mudanças econômicas das últimas décadas.
"Todos os setores econômicos precisam coordenar acões com iniciativas empreendedoras, de adaptação aos avanços tecnologicos e esta iniciativa da Faculdade Sebrae, na formação de novos empreendedores é importantissima. Para o comércio varejista essa característica é mais crucial, já que as transformações da concorrência alteraram muito o comportamento do consumidor. Empresários do varejo estão vendo a necessidade de adequação aos novos tempos e de romper barreiras encontradas na tecnologia, pois para manter portas abertas e gerar empregos com sucesso esta modernização é vital", salientou a presidente do Sincomercio Botucatu.
Dados do próprio Sebrae apontam que o varejo é um dos setores que mais engajam o empreendedorismo em Botucatu e região. Ao todo, o município concentra 22.450 empresas (dado de janeiro de 2024), com o comércio varejista representando 18,1% desse total. São 46.600 pessoas empregadas, sendo que o comércio concentra mais de 8.200 colaboradores.