13/11/2017 - Fecomercio - Perspectivas Economicas Empregos Reforma Trabalhista Botucatu -  Botucatu - SP

Notícias locais

23 de novembro de 2017

Sincomercio de Botucatu debate modernização das leis trabalhistas e perspectivas econômicas


Entidade recebeu assessores da FecomercioSP, que palestraram para empresários da cidade

Botucatu, 22 de outubro de 2017 –  Autoridades e mais de cem empresários e profissionais de contabilidade de Botucatu prestigiaram, no último dia 13 de novembro, o evento “Perspectivas Econômicas, Empregos e Reforma Trabalhista”, realizado pelo Sindicato do Comércio Varejista de Botucatu, em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Realizado no Sabor e Mordomia Buffet, o encontro contou com a presença de assessores da Federação, que palestraram sobre as mudanças nas relações de trabalho, o ambiente de geração de emprego e cenário econômico do País, importante ação para orientar as empresas.

O assessor jurídico da Entidade, Paulo Igor de Souza, explicou o que muda com a Reforma Trabalhista, em vigor desse 11 de novembro. “Explicamos os efeitos práticos da mudança na legislação trabalhista para o empresário”. Entre os pontos abordados estiveram a responsabilidade de sócios em casos de alienação do estabelecimento comercial, a prevalência do negociado sobre o legislado, o fim da obrigatoriedade da homologação de rescisão contratual, entre outras questões.

O assessor econômico da FecomercioSP, Fábio Pina, falou sobre a crise econômica do País, sinalizando que “estamos em um ponto melhor do que há um ano e a trajetória é positiva”. Pina explicou aos empresários presentes que, hoje, há um movimento de recuperação em renda e vendas, ainda que modesta, mas que sinaliza um quadro de otimismo na perspectiva de retomada da economia. “Um cenário mais positivo para o ambiente de negócios considera, também, a necessidade de aprovação de demais reformas, principalmente a da previdência”.

Mercado, renda e emprego também foram temas abordados no encontro, como cita o assessor econômico da Federação, Jaime Vasconcellos. “Há certa estabilidade no mercado de trabalho, mas é importante frisar que o processo de retração do emprego está sendo estancado”.

Para a presidente do Sincomercio de Botucatu, Fátima Baldini, o evento foi excelente e contribuiu para os empresários se preparem para o atual cenário econômico e trabalhista. “O Sindicato agradece a presença de todas as autoridades e empresários e reforça o compromisso de auxiliar nossos representados para que avaliem as condições de negócios e, assim, possam alocar seus investimentos da melhor forma possível. Além disso, a Reforma Trabalhista traz diversas oportunidades para empresas e empregados e, para aproveitá-las, o essencial é ter informações de qualidade. Ressaltamos, ainda, que um novo encontro será realizado pelo Sincomercio no início do próximo ano”.

Sobre a FecomercioSP
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) é a principal entidade sindical paulista dos setores de comércio e serviços. Congrega 156 sindicatos patronais e administra, no Estado, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A Entidade representa um segmento da economia que mobiliza mais de 1,8 milhão de atividades empresariais de todos os portes. Esse universo responde por cerca de 30% do PIB paulista – e quase 10% do PIB brasileiro -, gerando em torno de 10 milhões de empregos.

Voltar para Notícias